Eduardo

Eduardo Guimarães: Uma Jornada nas Energias Renováveis e no Mentorado

11 Oct 2023

No dinâmico campo das energias renováveis, Eduardo Guimarães é uma figura notável cuja carreira é marcada por paixão, dedicação e um compromisso com a sustentabilidade. Sua fascinação precoce pela eletromecânica e eletrônica pavimentou o caminho para uma jornada profissional gratificante. Atualmente atuando como Técnico na Voltalia, uma importante empresa no setor de energias renováveis, a influência de Eduardo vai além de seu papel técnico. Nesta entrevista, exploramos a progressão de carreira de Eduardo, sua abordagem ao mentorado e como seus valores se alinham à missão da Voltalia. Acompanhe-nos enquanto mergulhamos na história de um homem cuja jornada não apenas contribui para um futuro sustentável, mas também inspira outros a seguir o mesmo caminho.

eduardo

Eduardo Guimarães Técnico na Voltalia Portugal – Operações & Serviços

Pergunta 1: Eduardo, você pode compartilhar conosco sua trajetória e como se envolveu com energia renovável?

Claro. Minha jornada nas energias renováveis começou ainda jovem, por volta dos 14 anos, quando desenvolvi um forte interesse por eletromecânica e eletrônica. Essa paixão me abriu portas para seguir carreira profissional, quando, logo no início, conquistei uma valiosa experiência nas indústrias navais do Arsenal do Alfeite. Esse primeiro contato estabeleceu as bases para minha longa e gratificante carreira em energia renovável.

Pergunta 2: Qual função você exerce atualmente na Voltalia e como ela influenciou sua carreira?

Atualmente, trabalho como técnico na Voltalia, uma empresa líder no setor de energia renovável, que se destaca em energia solar e eólica. Minha função na Voltalia exige tanto expertise técnica quanto um compromisso profundo com o crescimento. Isso tem sido transformador para minha carreira, permitindo que eu contribua de forma significativa para as soluções de energia sustentável.

Pergunta 3: Você mencionou sua paixão por treinamentos e transmissão de conhecimento. Poderia nos contar mais sobre como você enxerga a mentoria e orientação?

Com certeza. Eu acredito firmemente no poder da orientação e aconselhamento, especialmente em nosso mundo acelerado. Acho crucial dar um passo atrás, ouvir e aprender com aqueles que já trilharam o caminho antes. Em minha função, não apenas treino técnicos, mas também instigo valores e promovo um senso de responsabilidade em relação ao meio ambiente e ao mundo em geral. Compartilhar conhecimento e minha experiência com a próxima geração é uma parte gratificante do meu trabalho.

Pergunta 4: Você poderia descrever suas principais responsabilidades e rotina diária na Voltalia?

Minha rotina diária na Voltalia envolve um equilíbrio delicado entre tarefas preventivas e corretivas. A manutenção preventiva garante o bom funcionamento dos sistemas de energia renovável, enquanto as medidas corretivas exigem habilidades rápidas de resolução de problemas e análise técnica aprofundada. Estou entusiasmado em superar esses desafios e contribuir para o crescimento das soluções de energia sustentável.

Pergunta 5: Você pode compartilhar algumas informações sobre sua vida pessoal e interesses fora do trabalho?

Fora do trabalho, valorizo meu papel como homem de família e pai dedicado a duas filhas. Passar um tempo de qualidade com meus familiares e aproveitar os simples prazeres da vida são importantes para mim. Também tenho outros interesses, como escrever poemas e participar de um grupo escoteiro!

Pergunta 6: Como seu compromisso com um mundo melhor se alinha com os valores e a cultura da Voltalia?

Minha dedicação em causar um impacto positivo no meio ambiente, na sociedade e nas pessoas ao meu redor se alinha perfeitamente com os valores da Voltalia. A companhia promove uma cultura de crescimento, transparência e colaboração, o que complementa minha visão de um futuro sustentável.

Pergunta 7: De que maneira você acredita que sua jornada pode inspirar outras pessoas no setor de energias renováveis e além?

Espero que minha jornada sirva como prova das oportunidades que surgem quando as pessoas abraçam a mudança, priorizam o aprendizado contínua e se esforçam para fazer a diferença. Como alguém que forma as novas gerações de profissionais, acredito que meu impacto se estenderá muito além da minha esfera de influência direta. Minha história carrega o espírito de crescimento, progresso e sustentabilidade, mostrando que a jornada de cada pessoa pode contribuir para um mundo alimentado por energia sustentável e conexões significativas.

"Em um mundo de oportunidades, agarrá-las significa iluminar um futuro mais brilhante. Empodere-se com conhecimento, dedique-se a uma causa maior e seja um catalisador da mudança. Juntos, criamos um mundo alimentado por energia sustentável e conexões significativas."

Eduardo Guimarães Técnico na Voltalia

Contacte-nos

Precisa de mais informações? Fale connosco.