How to choose the right Operations and Maintenance provider

Como escolher o prestador certo de serviços de Operação e Manutenção

11 Dec 2023

Uma paralisação da central, mesmo que parcial, resulta em perda direta de rendimento, podendo ainda ter um impacto significativo em sua receita. Escolher um prestador de serviços de Operação e Manutenção (O&M) confiável e ágil permite que você se antecipe a esse risco. Apresentamos uma visão geral dos principais critérios que você deve considerar para fazer a escolha certa.

Conhecimento técnico

Cada central possui um conjunto único de requisitos de gestão, tanto para operação quanto para manutenção. Há vários critérios técnicos que você precisa levar em conta ao escolher seu prestador de serviços de Operação e Manutenção:

• experiência do prestador de serviços de O&M com diferentes tipos de centrais (solar, eólica, hidráulica, biomassa, armazenamento, etc.)
  • sua capacidade de trabalhar em todos os tipos de equipamentos (tanto em termos de componentes técnicos como de marcas de equipamentos);
  • certificações e autorizações de pessoal (como a Alliance for Photovoltaic Quality [AQPV] para sistemas fotovoltaicos);
  • disponibilidade de um escritório interno de suporte técnico que possa responder a problemas específicos e gerais;
  • treinamento contínuo de técnicos para acompanhar a evolução do mercado.

Prestadores de serviços proprietários: Quais são as vantagens?

Um prestador de serviços proprietário compartilha os desafios e problemas que você enfrenta. Orgulha-se de ser eficiente e metódico na minimização das perdas de produção, o que é uma questão específica e vital!

Serviços oferecidos pelo prestador de serviços

A gama de serviços oferecidos pelos prestadores de serviços de O&M abrange um amplo espectro (e varia de uma empresa para outra):

• manutenção preventiva duas vezes ao ano;
  • manutenção corretiva e produtiva em caso de falha;
  • supervisão remota através de um hub de gestão que emite tickets para intervenções localizadas em todo o mundo;
  • consultoria, diagnóstico e conhecimento para otimizar equipamentos existentes.

A sua escolha do prestador de serviços dependerá, portanto, dos serviços que ele oferece e do seu escopo de trabalho pré-definido.

Serviços adicionais revolucionários

Alguns prestadores de serviços se diferenciam oferecendo serviços adicionais:

• renovação ou atualização de centrais elétricas ineficientes para modernizá-las, otimizar as operações e prolongar sua vida útil;
  • um mercado para compra, reforma e revenda de peças sobressalentes.

Flexibilidade e adaptabilidade

O prestador de serviços escolhido deve ser capaz de se adaptar ao sistema de manutenção da empresa e integrar processos e ferramentas existentes com seus próprios métodos.

Se ele for responsável apenas por parte da manutenção, deve ser capaz de estabelecer uma coordenação eficaz com as equipes no local para garantir operações fluidas e funcionais.

Capacidade de resposta e disponibilidade

As centrais elétricas exigem monitoramento e avaliação constantes. É por isso que você precisa ter em mente onde estão localizadas as filiais do seu prestador de serviços e se seus técnicos podem ser mobilizados.

Perguntas úteis a serem consideradas

• Em quais países/regiões o prestador de serviços está localizado?
  • Como são organizados as escalas de plantão?
  • Ele pode fornecer assistência em qualquer local e a qualquer momento para limitar o tempo de inatividade da produção?

Garantias e proteção

A sua tranquilidade depende em grande parte da confiabilidade do prestador de serviços. Se for financeiramente sólido, poderá aceitar garantias, incluindo penalidades:

• para tempos de resposta prolongados;
  • caso sua central não possa operar pelo menos 99% do tempo (conhecido como “Compromisso de Disponibilidade de Infraestrutura”).

Taxas e competitividade

Diversos fatores determinam a competitividade de um prestador de serviços de Operação e Manutenção:

• escopo de suas operações para obter economias de escala;
  • sua capacidade de internalizar um número máximo de serviços;
  • sua rede e presença no mercado (para a subcontratação de determinados aspectos da manutenção a taxas preferenciais).

Compromisso de SMS

Outro fator importante a ser considerado ao escolher o seu prestador de serviços de O&M é a sua responsabilidade ambiental e humana. Preste muita atenção:

• às políticas de SMS em vigor para garantir a segurança dos operadores e técnicos no local;
  • aos esforços de sustentabilidade (reciclagem, reforma de equipamentos, etc.).

Com 4,4 GW em operação em todo o mundo, o sistema de monitoramento e supervisão da Voltalia foi projetado para responder com rapidez e precisão às suas necessidades. Como proprietária e fornecedora, os nossos objetivos estão alinhados com os seus: os nossos 350 técnicos, equipe de suporte e gestores prestam serviços abrangentes de gestão de ativos para garantir um retorno sustentável do seu investimento. Manter suas usinas em funcionamento é fundamental: não deixe nada ao acaso quando se tratando de sua manutenção!

Contacte-nos

Precisa de mais informações? Fale connosco.